Rolim de Moura - RO
00:00
Rondônia

Preocupado com a reforma da Previdência, Presidente da Câmara realiza audiência pública

Fonte: Assessoria/Victor Manoel de Oliveira

16/03/2019 11h 04min

  • Compartilhe Essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Preocupado com a reforma da Previdência, Presidente da Câmara realiza audiência pública

 Com o envio do texto principal da reforma da previdência para a Câmara dos Deputados e as constantes preocupações que tem surgido nos meios sociais, o Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Dr. Lauro Lopes – PRB, através do requerimento de nº 041/2019, apresentado na sessão ordinária do dia 25 de fevereiro e aprovado por unanimidade, inclusive com solicitação do Vereador Francisco Venturini para que fosse incluída a discussão da Medida Provisória 871 de 18 de janeiro de 2019, foi solicitada a realização de uma Audiência Pública, realizada na última sexta feira, dia 15 de março, às 09:00 horas, no auditório da Câmara Municipal, para discussão e emissão de uma ata que será enviada aos congressistas, demonstrando toda preocupação do Legislativo Municipal e de toda população com as conseqüências da aprovação do texto.

 

 Dentre as mudanças em discussão que ganharam força, consta a aposentadoria rural, motivo que intriga trabalhadores do campo. Pelas regras atuais, o homem do campo se aposenta com 60 anos. Pela nova proposta a idade mínima se mantém a mesma para homens, mas o tempo de contribuição com o INSS vai aumentar de 15 para 20 anos. Para as mulheres, a idade mínima para a aposentadoria passaria de 55 para 60 anos.

 Além de um grande número de pessoas do município, em sua maioria da área rural, estiveram presentes ainda: o Presidente da Câmara Municipal Dr. Lauro Lopes, autor da proposição, os Vereadores Francisco Venturini – PT, Aldair Julio Pereira – MDB, Alisson Ferreira – PSDB, Uender Nogueira – PSL e Enio Rainicke - MDB, o Deputado Estadual Lazino da Fetagro, Eder Junior Matt representando a OAB Seção Rolim de Moura, Fabio Menezes Presidente da Fetagro, Elenita Almeida representando o Sintero em Rolim, Maria Cavalcante representando a Confederação Nacional da Agricultura, Cristiane Ortega Presidente do Sinsezmat, Marcos Afonso presidente do STTR e Raimundo Rufino representante do Sindicato dos Professores do Estado.

 Durante a audiência foram discutidos temas como: limitação do acesso à aposentadoria; diminuição do valor dos benefícios previdenciários e assistenciais; limitação/proibição do acumulo de benefícios; aumento das contribuições e até a privatização da previdência. Durante a realização da audiência foi franqueada a palavra as autoridades presentes, bem como, as pessoas que estavam na platéia para que cada um dentro de suas preocupações pudesse externar suas indignações.

 “A audiência pública que propomos foi realizada com sucesso, haja vista, o grande número de pessoas presentes que demonstra a preocupação que toda população tem com as mudanças propostas, as quais não tem agradado, inclusive por não esta bem claro o que será feito para receber os altíssimos valores que grandes empresas devem à previdência, o que por si só, diminuiria ou ate acabaria com déficit propagado da Previdência, assim como ficará a aposentadoria de políticos, ministros, dos Poderes Executivos, legislativos, judiciários e militares, cujos valores são infinitamente superiores aos cidadãos comuns e, principalmente aos valores pagos ao aposento rural”, sentenciou o Presidente do Legislativo, Dr. Lauro Lopes, acrescentando que a lista de presença, a ata e insatisfação da população será enviada aos nossos representantes federal para que se posicionem contra essa reforma apresentada.

MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA