Abrir menu mobile
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 22

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA
agronegócio

1ª Feira do Leite de Rondônia será realizada nos dias 16 e 17 de novembro em Ji-Paraná

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
14/11/2017 10h 45min

Notícia

1ª Feira do Leite de Rondônia será realizada nos dias 16 e 17 de novembro em Ji-Paraná

Maior produtor de leite da Região Norte do País, com cerca 1.950 milhão de litros diários, ou 709 milhões de litros anuais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia realiza nos dias 16 e 17 de novembro, em Ji-Paraná, a 1ª Feira do Agronegócio do Leite do Estado (Rondoleite), para apresentar aos produtores rondonienses as novidades tecnológicas do setor, visando impulsionar e melhorar a produção estadual.

De acordo com o titular da Secretaria da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, a ideia da realização da feira tem o objetivo central de mostrar a todo o segmento da pecuária leiteira do Estado as mais avançadas tendências e inovações tecnológicas aplicadas e dirigidas à cadeia produtiva do leite, além de sistemas modernos de manejo, produção e comercialização do leite, como meio para alavancar e incentivar a produtividade do setor.

Neste ponto, Padovani destacou que no curso da 1ª Rondoleite, o público envolvido, os pecuaristas e a comunidade em geral terão a oportunidade de participar de palestras técnicas sobre melhoramento genético, boas práticas agropecuárias, capacitação em gestão e cooperativismo. Terão ainda a oportunidade de visitar a exposição de animais puros de origem (PO), máquinas, implementos, ferramentas, veículos, tratores, insumos, entre tantos outros produtos que podem melhorar a vida no campo, com a criação de mais empregos e renda.

O LEITE RONDONIENSE

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Seagri, o Parque industrial de processamento de leite em Rondônia é composto por 38 laticínios com registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF) e 28 laticínios com registro no Sistema de Inspeção Estadual (SIE), que estão processando, segundo dados da Agência de Defesa Agrossilvopastoril do Estado (Idaron), apenas 1.879 milhão de litros de leite por dia, resultando na ociosidade das plantas de beneficiamento instaladas no Estado.

Os principais produtores de leite do Estado são, pela ordem, os municípios de Jaru, Ouro e Governador Jorge Teixeira com diferença pequena na produção com vários outros municípios. Segundo os dados da Pesquisa Trimestral do Leite realizada pelo IBGE, Rondônia produziu no primeiro trimestre deste ano um total de 185,7 milhões de litros de leite, e mais 168,9 no segundo trimestre, totalizando uma produção de 354,6 milhões de litros de leite nos primeiros seis meses do ano, o que constata uma ligeira queda na produção em relação a 2016, que chegou próximo a 800 milhões de litros, segundo dados do próprio IBGE, resultado que justifica a realização da 1ª Rondoleite, de acordo com a Seagri que se esforça para incentivar a produção.

O Estado de Rondônia tem atualmente um rebanho bovino de cerca de 14 milhões de cabeças no pasto, e desse total 3.550 milhões cabeças são de gado leiteiro, nem sempre de aptidão total para o leite, e por isso o Governo do Estado está incentivando e investindo na melhoria do padrão genético do rebanho e na alimentação como fator essencial para o aumento da produtividade, que é meta da gestão governamental e de todo setor produtivo do leite.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .