ROLIM NETCERÂMICA UNIAO

TECNOLOGIA

WhatsApp é utilizado para multas de trânsito em cidade; entenda como funciona

Postada em 06/12/2018 14:27hrs
Fonte: yahoo.com

WhatsApp é utilizado para multas de trânsito em cidade; entenda como funciona

Uma cidade do interior de São Paulo está utilizando um dos aplicativos mais usados no país para coibir infrações no trânsito. Desde a semana passada, em Sorocaba, é possível fazer denúncias pelo WhatsApp para a Urbes, empresa municipal de trânsito. Em menos de uma semana, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo, foram feitas mais de 145 denúncias, a maior parte delas relacionadas a carros estacionados em lugares irregulares.

Entenda

A ideia de usar o WhatsApp para denunciar infrações é de Jayme Walmer de Freitas, juiz da 1ª Vara Criminal do Fórum Local. Ele conta que propôs a medida à prefeitura com o objetivo de reduzir os abusos dos motoristas na cidade. Chamada de Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito, a novidade funciona não só com a empresa de trânsito, mas em parceria também com a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário.

Como funciona?

Para fazer uma denúncia, a pessoa deve registrar a infração pelo celular por meio de foto, vídeo, áudio ou texto, e informar o local, a data e o horário da infração. A partir daí, a denúncia é repassada a agentes que estão nas ruas ou mesmo por análise de imagens registradas por câmeras de segurança.

“Há situações de filas duplas ou triplas na frente de escolas. Alguém manda uma foto ou mensagem e o agente pode ir e autuar”, explica o juiz.

 

SAFIRA - NOTICIA RODAPESAFIRA - NOTICIA RODAPEGAZIN