Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

política

TRE estima divulgar resultado final até 19h30 do domingo

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
27/09/2016 21h 01min

Notícia

TRE estima divulgar resultado final até 19h30 do domingo

Para prevenir situações de risco na transmissão dos resultados das urnas no próximo domingo (2), dia das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia (TRE-RO), criou alternativas para que o tempo previsto de apuração e divulgação não ultrapasse as 19h30.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Ruzevan Saraiva da Silva, a previsão depende, principalmente, das condições meteorológicas no estado, considerando os eventos de temporais que caíram sobre a capital nos últimos dias.

“A nossa principal fibra ótica rompeu em 12 partes em um dos temporais, e nisso já estávamos nos preparando para esse tipo de surpresa. Tivemos uma reunião de gerenciamento de risco e definimos como prevenir que um incidente como esse atrase o trabalho”, explicou Ruzevan.

O Data Center do TRE continua instalado no prédio do Palácio Rio Madeira, onde o órgão federal ficou “hospedado” por mais de dois anos depois da enchente de 2014, que alagou a sede de origem em Porto Velho.

Com o retorno dos servidores para o prédio do TRE em julho deste ano, e para garantir a segurança das eleições, o Data Center permanece naquele local, de onde a fibra é interligada ao Tribunal de Justiça, chegando ao prédio do TRE.

“Não podemos ter margem de erro, então decidimos criar uma alternativa. Outra fibra ótica foi instalada saindo do TRE, com ponto de interligação no prédio do Tudo Aqui, e chegando até o 
Data Center, lá no Palácio Rio Madeira. Caso essa fibra também seja atingida por algum incidente, temos ainda a opção de transmitir os resultados através de um rádio transmissor, via satélite, aqui mesmo da sede”, revelou o secretário. 

Mesmo com toda a prevenção, Ruzevan enfatiza que nada é tão previsível. “Temos as localidades de difícil acesso, onde teremos que contar com o ‘tempo bom’ para que a transmissão ocorra dentro da estimativa, faremos a transmissão dos próprios locais de votação”.

Somente em Porto Velho, serão 1.030 urnas para atender à demanda. Em Rondônia serão 3.872 urnas, para um total de 1.164.265 eleitores.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .