Abrir menu mobile
Céu encoberto com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 26 - Min: 23

Céu encoberto com chuva moderada

Date e hora atual

28 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
esporte

Porto Velho recebe Tocha Olímpica nesta quarta-feira

Fonte: Do Rondoniagora
21/06/2016 17h 18min

Notícia

Porto Velho recebe Tocha Olímpica nesta quarta-feira

Várias ruas de Porto Velho já estão preparadas para receber a Tocha Olímpica que aterrissa em solo rondoniense nesta quarta-feira, dia 22 de junho. Serão 37 quilômetros de percurso na capital rondoniense, que segundo a prefeitura, começou a se preparar desde agosto do ano passado. Agora, o resultado já pode ser vislumbrado. Para os últimos ajustes, prefeitura e do Comitê Olímpico apresentaram o circuito e a programação para o revezamento e também os eventos programados para atrair o público a interagir com o fogo olímpico. Porto Velho será a última cidade da Região Norte onde a chama chega. O revezamento começou no dia 3 de maio em Brasília e vai ser encerrado no Rio de Janeiro, cidade-sede dos jogos.

Camila Canova, da Secretaria de Turismo de Porto Velho, explica que serão cinco pontos de eventos principais, por onde a Tocha vai passar e ficar durante algum tempo. “Amanhã a partir das 10 horas, dá-se início ao revezamento da Tocha Olímpica em Porto Velho e esperamos que a população participe em peso nos cinco pontos de evento e dos 37 km de rota terrestre. Inicia a partir da chegada no aeroporto, único evento fechado. Por volta de 11h30min vai para a Comunidade São Sebastião, pelo Rio Madeira, em um barco. Fica lá alguns minutos para a população ribeirinha participar e às 13h30min começa a rota em Porto Velho”, detalha Camila.

Segundo o Comitê Olímpico, os condutores da Tocha foram selecionados porque são pessoas que fizeram e fazem a diferença na sociedade, ou na comunidade onde vivem. Fora os condutores, o público não poderá ter acesso às tocha, por questões de segurança. Haverá um comboio que dará a segurança para os condutores. A primeira tocha será acesa com a lanterna de segurança, a partir daí, o condutor percorre com ela acessa por 200 metros até encontrar a próxima e encostar uma na outra, com o beijo da chama. “Infelizmente o público não pode se aproximar da Tocha Olímpica. Serão três tipos de segurança no comboio, a Força Nacional corre ao lado dos condutores, tem ainda PM e PRF. São mais de 100 pessoas para fazer a segurança”, afirma Camila.

O secretário de esporte do município, Rafael Claros, diz que está “tudo concluído. Agora são detalhes das ruas, porque nem tudo pode ser feito muito tempo antes. E a cidade já está pronta para receber. Foram muitas etapas de organização, principalmente quanto ao policiamento, para não haver problemas. Porto Velho vai se sobressair para tanto na Região Norte quanto em nível Brasil”.

Das 330 cidades, em 12 a tocha passa a noite. Porto Velho é uma delas. “É a forma de mostrar, o que Porto Velho tem para oferecer de mais bonito para o Brasil”, finaliza Camila.

PUBLICIDADE

Programação

Desde as 9 horas, haverá evento esportivo e cultural na Comunidade de São Sebastião. O acesso será pela ponte sobre o Rio Madeira. A chama chegará ao outro lado do Rio após evento fechado no aeroporto de Porto Velho. Três condutores levarão o fogo olímpico pelo Rio Madeira, sendo escoltados pela Marinha do Brasil.

Às 11 horas, começa o evento na Praça Três Caixas D’Água. Haverá apresentações de zumba, ritmos, funk, danças variadas, DJ, tirolesa, rapel, escalada, slackline e artes marciais. Às 12 horas, se apresentam Silvinho e Silvio Santos, acompanhados de uma escola de samba. O horário oficial de permanência da tocha esta previsto para 13h11min às 13h45min. A partir daí ela percorre as ruas, passando pela via da Zona Sul.

Na Avenida Rio de Janeiro, em frente ao Sesi, a concentração começa às 14h. A toda deve estar presente às 15h16min às 15h31min. Já no Parque da Cidade, a previsão de início das atividades é às 16 horas. E o fogo olímpico estará no local entre 17h43min às 17h58min.

O encerramento do tour da tocha em Porto Velho está programado com um grande evento no complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. As apresentações se iniciam as 16 horas e ao final haverá show da banda Versalle. A tocha permanece no espaço de 19h30 às 20h. A festa tem previsão de encerramento para as 22 horas.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Esporte

Outras Notícias - Esporte

As principais notícias da categoria Esporte

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .