ROLIM NETCERÂMICA UNIAO

TECNOLOGIA

NASA fotografa lado afastado da Lua e avista sonda chinesa por lá

Postada em 10/02/2019 17:53hrs
Fonte: Yahoo Notícias

A sonda Chang'e 4, da CNSA (agência espacial chinesa), chegou ao lado afastado da Lua no início de 2019, sendo a primeira nave na história a pousar neste hemisfério lunar que fica sempre escondido de nós, sob o ponto de vista daqui da Terra. Além do módulo estacionário, a missão também enviou um robô exploratório chamado Yutu-2, e ambos estão na cratera de Von Kármán. Agora, a NASA fotografou este lado da Lua e avistou a sonda chinesa por lá, confirmando sua localização exata.

A imagem foi registrada no dia 30 de janeiro com a sonda orbital Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que fica na órbita da Lua. Como a sonda fica a uma boa distância da superfície lunar, vemos na imagem uma bela e extensa paisagem, e mal dá para ver a Chang'e 4, que aparece como um pequeno pontinho brilhante em meio ao regolito.

E mesmo aumentando o zoom, a Chang'e 4 ainda aparece como um pequeno ponto brilhando no solo:

Mark Robinson, pesquisador lunar na NASA, explica que a LRO estava a mais de 320 quilômetros acima do local de pouso da Chang'e 4, e fotografar a essa distância com as lentes presentes na sonda faz com que a nave chinesa pareça ter "apenas dois pixels de diâmetro". Já o robô Yutu-2, ainda menor do que o módulo estacionário, não foi detectável nessa imagem.

Esse é o Yutu-2, que já está percorrendo sozinho pelo solo lunar em seu lado afastado (Foto: CNSA/CLEP)

Essa não é a primeira vez em que a NASA usa a LRO para conferir o local de pousos de naves chinesas. Em 2013, a LRO foi usada para localizar a Chang'e 3, pois a agência espacial chinesa não costuma fornecer ao público geral tantas informações assim sobre suas missões espaciais. No caso da Chang'e 4, a CNSA apenas confirmou que a aterrissagem tinha acontecido com sucesso depois do ocorrido, sem fazer transmissões ao vivo do lançamento do foguete carregando a nave. Também não foi detalhista quanto à região exata de pouso na cratera de Von Kármán — coisa que, agora, a NASA conseguiu descobrir com exatidão.

 

SAFIRA - NOTICIA RODAPEGAZINATACAREJO SANTA HELENASAFIRA - NOTICIA RODAPE