CERÂMICA UNIAOROLIM NET

CULTURA

Memorial Rondon – 40 Mil já visitaram o complexo

Postada em 21/01/2019 11:12hrs
Fonte: DIÁRIO DA AMAZÔNIA

Memorial Rondon – 40 Mil já visitaram o complexo

Na última quinta feira 17, o Memorial Rondon registrou a presença de 40 Mil visitantes. O turista tem conhecimento da história do Marechal Cândido Mariana da Silva Rondon, através de documentos originais, fotos, textos, painéis fotográficos e objetos usados pelo Marechal. Ao lado do prédio principal, o visitante conhece a reprodução do último Posto Telegráfico construído por Rondon. “Marechal Rondon foi o responsável pela construção da linha telegráfica que ligava Cuiabá (MT) a Santo Antônio do Madeira (RO), em 1915”.

O Memorial foi contruido pela empresa Santo Antônio Energia como contra partida da construção da Hidrelétrica de Santo Antônio. Em dezembro de 2015 a obra foi entregue oficialmente ao governo do estado de Rondônia que firmou parceria com o Exército Brasileiro através da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Desde então, a administração do Memorial e da Oca Indígena está sob a coordenação da equipe da Superintendência Estadual de Turismo – SETUR.

O responsável pela manutenção e administração do Memorial é o Sargento Antero Ribeiro um militar que preza pela memória de Rondon – O Marechal da Paz.

Durante esses três anos, o Memorial já recebeu visitantes de mais de 30 países, e de estudantes de vários Universidades brasileiras como foi o caso da UNB – Universidade de Brasília. “Praticamente toda semana, recebemos excursões de alunos de colégios dos municípios do interior de Rondônia. Exemplo Colégio Militar de Vilhena, Jaci Paraná, Ariquemes, Alvorada, Rolim de Moura entre outros”. Disse Antero. Recentemente alunos de faculdades acreanas vieram conhecer a história de Rondon.

De terça a domingo o Memorial fica aberto a visitação pública, entre 9 e 16 horas. “A maior frequência é registrada aos finais de semana, ou seja, sábado e domingo”. Vale salientar que a visita é gratuita

Nova Gestão

Assim que Gilvan Pereira assumiu a SETUR fez questão de visitar o Memorial para saber sobre seu funcionamento. “O superintendente Gilvan garantiu que o Memorial está entre as prioridades de sua administração. Tanto que já marcou uma visita com todos os funcionários da Setur para o dia 1º de fevereiro”.

A respeito disso, Gilvan reuniu todos os funcionários da superintendência e entre outras ações, que serão desenvolvidas nos primeiros Cem Dias do governo do Coronel Marcos Rocha uma será total assistência administrativa ao Memorial. “Dia 1º de fevereiro vamos todos conhecer o Memorial para passarmos esse conhecimento aos turistas que nos procuram no CPA”, convocou Gilvan.

Igrejinha de Santo Antônio

Na área do complexo, também existe a Igrejinha de Santo Antônio inaugurada em 1913, onde os fiéis podem assistir missa todos os domingos a partir das 8 horas. “Com o consentimento do superintendente da Setur, o turista tem como opção, adquirir lembranças de Porto Velho, do Memorial e da Igrejinha na Tenda do Artesanato”.

Além do Acervo do Marechal Rondon o Memorial oferece visitação a OCA Indígena; ao Obelisco em comemoração ao Centenário da Independência construído em 1922 e ao Marco da Divisa entre os estados de Mato Grosso e Amazonas (Rondônia). “Nosso estacionamento é gratuito”, finaliza Antero Ribeiro.

 

 

GAZINSAFIRA - NOTICIA RODAPESAFIRA - NOTICIA RODAPEATACAREJO SANTA HELENA