Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
agronegócio

Médios produtores rurais serão assistidos pela Emater-RO em projeto experimental

Fonte: Da Assessoria para o Rolnews
07/07/2017 10h 33min

Notícia

Médios produtores rurais serão assistidos pela Emater-RO em projeto experimental

Uma parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-RO) lançou um projeto piloto para atendimento a médios produtores rurais. O convênio assinado entre as duas instituições prevê atendimento inicial a 300 famílias que se encontram fora das regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A proposta visa fortalecer as cadeias produtivas de bovinocultura de corte, piscicultura e café em quatro regiões do estado.

Atualmente, a prioridade de ação da Emater-RO é prestar assistência técnica às pequenas famílias rurais, visando o seu desenvolvimento econômico e melhoria de qualidade de vida, através da geração de emprego e renda no campo. Com o convênio firmado junto ao Mapa, a Emater-RO inicia um projeto experimental para atender famílias rurais que já ultrapassaram os limites de pequena propriedade, mas que também ainda não se enquadram entre os grandes produtores rurais. “São famílias que já não podem mais ser atendidas com a linha de crédito do Pronaf porque já possuem área maior e a sua renda ultrapassa o limite máximo protocolado pelas regras de atendimento à agricultura familiar pronafiana”, diz o diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, Francisco Sobrinho.

O convênio foi assinado no final do ano de 2016, com início para execução no segundo semestre deste ano. O projeto deverá ser executado em 12 meses com aplicação dos R$ 500 mil disponibilizados pelo ministério para execução do projeto nas regiões de Porto Velho, Ariquemes, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. “Os recursos são poucos mediante a demanda existente, mas vamos dar o melhor de nós para executar o projeto”, diz o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Rafael Cidade, que está coordenando o projeto.

PUBLICIDADE

Segundo Francisco Sobrinho a meta é assistir 300 famílias sendo: 120 famílias de Porto Velho e 60 de Pimenta Bueno que atuam com atividade de pecuária de corte, 60 famílias da região de Ariquemes com atividade piscícola e 60 famílias de cafeicultores da região de Rolim de Moura. “A finalidade é promover e desenvolver atividades direcionadas aos médios produtores rurais, proporcionando um aumento da renda e geração de emprego no campo”, explica Sobrinho.

Para dar inicio ao projeto, os gerentes da Emater-RO das regiões envolvidas reuniram-se na capital para discutir as ações a serem desencadeadas para prestar a assistência técnica e ofertar serviço de qualidade. Os extensionistas que forem designados para atuar junto aos médios produtores rurais iniciarão as atividades selecionando as 300 famílias que se enquadram nas exigências do convênio, conforme as metas estabelecidas por região.

A Emater-RO terá 12 meses para executar e avaliar o projeto piloto e se obtiver resultados positivos, há grande possibilidade de o Mapa ampliar o número de famílias a serem assistidas para os próximos anos.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Agronegócio

Outras Notícias - Agronegócio

As principais notícias da categoria Agronegócio

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .