Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA CMRM PI 029/2024 / SAPL / MARÇO / INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA
geral

FALCOARIA EM VILHENA: CONTROLE DE PRAGAS POR AVES DE RAPINA SERÁ LICENCIADO NO MUNICÍPIO

Fonte: vilhenanoticias
11/09/2018 20h 02min

Notícia

FALCOARIA EM VILHENA: CONTROLE DE PRAGAS POR AVES DE RAPINA SERÁ LICENCIADO NO MUNICÍPIO

Está em fase de licenciamento a atividade de falcoaria na cidade. O objetivo é permitir que empresas explorem o setor para exercer o controle de pragas através do treinamento de aves de rapina. É a primeira vez que a técnica deverá ser empregada em Rondônia.

O biólogo José Thiago, que trabalha na criação e treinamento das aves para a caça, explica que essa arte de treinar serve para um bem comum. “Quando algum local estiver com problemas com animais que pertencem à fauna sinantrópica nociva, ou seja, que podem transmitir doenças, agimos com as aves de rapina para capturá-los. Essas espécies podem transmitir mais de 50 doenças para os humanos, como a grave meningite fúngica. Os pombos são os mais comuns nesse assunto. Dessa forma, os falcões treinados poderão auxiliar na captura e diminuição desses animais”, explica.

Em reunião com a secretária de Meio Ambiente, Marcela Almeida, a empresa de Thiago solicitou a primeira licença onde a empresa mostrou seu trabalho e iniciou o processo de licenciamento ambiental da atividade. Os pontos principais para essa ação serão as escolas e o hospital, onde há maior fluxo de pessoas e risco de contaminação.

PUBLICIDADE

COMO FUNCIONA – As aves de rapina passam por treinamento de especialistas antes de entrarem em ação. A preparação da ave envolve ensinar ao animal atacar alvos iluminados por lanternas dos instrutores. Após o treinamento ser completado, a ave tem capacidade de dar mergulhos verticais para caçar pombos sem matá-los. Capturados, os pombos são levados para análise com um profissional, que sugere ou não a eutanásia, uma forma de proporcionar morte sem sofrimento.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .