Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 33 - Min: 23

Céu nublado com chuva fraca

Date e hora atual

18 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA
geral

Estudantes de Cacoal protestam contra PEC do teto de gastos

Fonte: G1.RO
21/10/2016 11h 44min

Notícia

Estudantes de Cacoal protestam contra PEC do teto de gastos

Alunos e professores do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e de quatro escolas estaduais de ensino médio em Cacoal, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (20) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Segundo os organizadores, cerca de mil pessoas participaram do ato.

Com carro de som, cartazes e faixas, os manifestantes caminharam pelas principais vias do centro da cidade protestando contra a PEC 241. A ação desta segunda-feira teve apoio também de sindicatos ligados a educação. De acordo com uma das líderes do movimento, a estudante do ensino médio do Ifro, Fernanda Giron, a manifestação é organizada pelos próprios estudantes, sem a participação da direção do campus.

“Este é o terceiro e maior movimento que a gente faz. O primeiro aconteceu há duas semanas dentro do próprio campus. Na semana passada também saímos para a rua para protestar, mas hoje recebemos o apoio de estudantes e professores de quatro escolas estaduais de ensino médio do município, o que fez o movimento crescer”, revela.

Ao justificar a ação, a estudante diz que é a forma que os estudantes têm de mostrar sua indignação em relação a aprovação da PEC 241, pois segundo ela, irá prejudicar a educação e outros setores importantes do país.

PUBLICIDADE

“Esta PEC não vai prejudicar só a educação, mas também irá atingir áreas importantes como a saúde e previdência social. Por isso, nós organizamos para protestar contra sua aprovação, por meio deste movimento que surgiu entre os próprios estudantes, sem a participação da direção da instituição. Como é um direito nosso a direção nos liberou para participar”, esclarece.

Para o futuro, Fernanda não descarta a possibilidade de novos protestos e afirma que estão conversando com os outros campi  do Ifro do estado para definir as estratégias que devem ser adotadas nas próximas manifestações.

Marcélio Viana é professor da escola estadual Clodoaldo Nunes de Almeida e conta que decidiu apoiar o movimento. “Nós estamos apoiando o movimento porque esta limitação de gastos públicos vai prejudicar principalmente as escolas públicas, onde estudam as classes menos favorecidas economicamente da sociedade, por isso somos contra a PEC”, aponta o professor.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .