Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva fraca

Rolim de Moura - RO

Max: 33 - Min: 23

Céu nublado com chuva fraca

Date e hora atual

18 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA CMRM 018/2024 - MARÇO - PROCURADORIA DA MULHER - INTERNA SEBRAE 16975 - MARÇO - INSTITUCIONAL - INTERNA
geral

Efeitos do El Niño, Por Dircel Betiol

Fonte: Do Rolnews
16/01/2016 11h 32min

Notícia

Efeitos do El Niño, Por Dircel Betiol

Significado da palavra

A nomenclatura El Niño foi dada pelo fato das águas aquecerem na costa o Peru e em final de ano próximo ao Natal fazendo referência ao nascimento do Menino Jesus que em espanhol é “Niño Jesus”, esse fenômeno muito conhecido pelos pescadores da região pela diminuição de pescados nesse período, ganhado proporção mundial nos anos de 1997 a 1998 onde seus efeitos foram percebidos com proporcionalidade maior.

Efeitos

O fenômeno El Niño se dá pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico que vai além de suas condições normais de temperatura e também pela baixa dos ventos alísios na região equatorial. Pode afetar o clima mundial pelas mudanças nas correntes atmosféricas.

Ele provoca diminuição dos ventos que sopram de leste para oeste na região equatorial, alterando as correntes atmosféricas que vão intervir no período chuvoso e seco, acarretando irregularidades em diversas regiões do mundo, diminuindo a temperatura.

Os ventos que sopram no sentido leste-oeste que são os alísios, resfriam o mar no litoral do Peru, empurrando as águas quentes na de oeste para leste em consequência provocando uma diferença de temperatura entre as duas regiões.

Na região de aguas mais quentes provoca evaporação mais rápida transformando em nuvens e com isso antecipa a precipitação com chuvas mais intensas.

A uma inversão muito rápida do ar que para formar as nuvens o ar quente sobe compatibilizando com o ar frio que desce na região oposta.

A ocorrência deste outro fenômeno forma outro, conhecido como

“ressurgência”, ou, afloramento das águas frias do oceano à superfície, dando continuidade ao ciclo.

PUBLICIDADE

O El Niño é justamente a ocorrência anormal desses fenômenos ocasionada pelo superaquecimento das águas do Pacífico.

O aquecimento das águas oceânicas do Pacífico quando fora do normal, tende evaporar mais rapidamente em uma região, e não apenas na parte oeste que ocorrência era normal.

As causas do fenômeno El Niño o Secas na Região Norte, aumentando as queimadas; o Chuvas irregulares com abundancia na Região Sul no período de maio a junho com aumento da temperatura;

o Aumento da temperatura na região sudeste, mas sem mudanças características nas precipitações;

o Secas intensas na região nordeste; o Tendência de chuvas acima da média e temperaturas mais altas na região centro-oeste.

Na Colômbia reduz as chuvas e a vazão dos rios, no Equador e nordeste do Peru Aumenta a precipitação e a vazão dos rios, no altiplanos da Bolívia e do Peru causa secas intensas.

O maior registro alcançado foi no período de 1997 a 1998 com números maiores de catástrofes.

O El Niño ocorre periodicamente com variação de 1 a 10 anos entre cada ocorrência.

Referências http://www.cptec.inpe.br/acesso. em 15 de janeiro de 2016 http://www.infoescola.com/geografia/el-nino. em 15 de janeiro de 2016

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Geral

Outras Notícias - Geral

As principais notícias da categoria Geral

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .