Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
política

Dr Hildon é diplomado prefeito e fala sobre corte de gastos em Porto Velho

Prefeito eleito e 21 vereadores foram diplomados em Porto Velho.
Fonte: Do G1 RO
10/12/2016 03h 20min

Notícia

Dr Hildon é diplomado prefeito e fala sobre corte de gastos em Porto Velho

Eleito no 2° turno para prefeito, o empresário Hildon Chaves (PSDB), o vice Edgar do Boi e os 21 vereadores que vão compor o parlamento municipal foram diplomados pela Justiça Eleitoral, no início da noite desta sexta-feira (9), em Porto Velho. Os vencedores nas eleições tomam posse no dia 1° de janeiro de 2017 e seguirão com mandato até 2020. Na mesma cerimônia desta sexta, o prefeito, vice e vereadores de Itapuã do Oeste (RO) foram diplomados.

A cerimônia da diplomação, presidida pelo juiz da 1ª Junta Eleitoral de Porto Velho, Assis Teixeira Grécia, foi realizada no auditório de uma faculdade particular e contou com parentes dos eleitos e de autoridades políticas e dos poderes constituídos.

Emocionado durane o discurso, Hildon Chaves agradeceu os votos e já falou sobre a crise, dizendo que Porto Velho pode vir a sofrer as consequências dela. Em entrevista coletiva, o prefeito disse que vai cortar gastos e reorganizar as estruturas da prefeitura.

"Nós precisamos estruturar a forma de administrar a prefeitura de Porto Velho. Nós temos que enxugar um pouco essa máquina, pois é uma máquina pesada e ineficiente. Então nós precisamos torna-la mais eficiente, fazendo algumas mudanças. Nós temos que cortar custos. Nós temos que cortar despesas. Nós temos que procurar otimizar a receita. Esse é o caminho para sair da crise", diz

Como a base governista tem minoria no parlamento municipal, Hildon disse que conta com apoio dos novos vereadores e pediu para que trabalhassem em favor do povo. O prefeito também falou sobre a responsabilidade que ele assume a partir de janeiro do ano que vem.

"A partir de agora aumenta ainda mais a responsabilidade. Nós estamos trabalhando ativamente já na transição, já elencando as primeiras providências que deverão ser adotadas. Ainda estamos na fase de levantamento da real situação da prefeitura", aponta Hildon Chaves.

Ainda sobre o relacionamento do Executivo municipal com o Legislativo, o novo prefeito afirmou que existem nós a serem desatados. "A renovação de 70% dos vereadores e a eleição de um prefeito que é novo na política, é uma clara mensagem do povo: queremos mudanças éticas e moral", discursou Hildon, que finalizou dizendo que o povo quer e merece respeito.

A expectativa, segundo Hildon, é que os nomes que vão compor a administração municipal sejam anunciados até a próxima semana.

Diplomação dos vereadores
Eleito com maioria de votos, mais de 4 mil, o vereador Aleks Palitot (PTB) falou que a população anseia por mudanças. Durante discurso após diplomação, Aleks declamou o hino de Porto Velho, lembrando personalidades históricas rondonienses, e disse que, em seu mandato, vai fazer o seu melhor pela cidade, para também ficar para a história com seus feitos em favor do povo.

PUBLICIDADE

"A expectativa que a população cria, é uma expectativa a partir de um desejo de mudança. A gente deseja participar desse processo, proporcionando à cidade uma boa aderença, com compromisso, com responsabilidade, com aquilo que é a coisa pública.Todos (vereadores) deveriam pensar e agir assim", comentou o historiador.

Em seu 4° mandado no Legislativo municipal, o vereador Alan Queiroz falou da emoção de ter sido reeleito. Filiado ao PSDB, mesmo partido de Hildon Chaves, o vereador diz que se esforçará para ajudar o novo prefeito a fazer o melhor pela capital rondoniense.

"É uma responsabilidade que se renova, principalmente quando a população renova a Câmara em uma porcentagem alta e poucos conseguiram sua reeleição. Eu vejo no Dr Hildon, do nosso partido inclusive, que tem todas as condições, tem um preparo, um conhecimento técnico de poder fazer uma boa gestão. É meu dever e vou me esforçar para que seja uma boa gestão", disse ao G1(assista abaixo).

 

Itapuã do Oeste
Na mesma cerimônia, foram diplomados o prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Garcia Cavalheiro (PMDB), o vice, Paulo Tramontin, e os vereadores. Durante discurso, o prefeito e o vice destacaram a responsabilidade de iniciar um mandato a partir de janeiro e disse que vai ajudar a cidade da melhor maneira possível, fazendo com que Itapuã não entre na lista das cidades com corrupção no poder executivo.

Novo prefeito de Ituapuã é diplomado em Porto Velho (Foto: Jonatas Boni/ G1)

Diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

Veja a lista dos 21 vereadores diplomados em Porto Velho:
Professor Aleks Palitot (PTB)
Ellis Regina do Sindeprof (PC do B)
Pr. Edésio Fernandes (PRB)
Joelna Holder (PMDB)
Zequinha Araújo (PMDB)
Marcelo Cruz (PTB)
Edvilson Negreiros (PSB)
Marcio Oliveira (PMDB)
Alan Queiros (PSDB)
Cristiane Lopes (PP)
Mauricio Carvalho - PSDB
Luan da TV (PP)
Marcio Miranda (PSDC)
Ada Dantas Boabaid (PMN)
Da Silva do Sinttrar (PSB)
Jurandir Bengala  (PR)
Marcio do Sitetuperon (PSB)
Jair Montes (PTC)
Marcelo Reis (PSD)
Junior Cavalcante (PHS)
Jacaré (PSDC)

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Política

Outras Notícias - Política

As principais notícias da categoria Política

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .