Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

tecnologia

Confira 11 coisas que você pode pedir ao Google Assistente

Fonte: .vivotech
29/10/2018 12h 23min

Notícia

Confira 11 coisas que você pode pedir ao Google Assistente

O Google Assistente é certamente uma mão na roda. Ele pode ser bem útil para tirar dúvidas, dar dicas, auxiliar em pequenas tarefas. Para usufruí-lo ao máximo, afinal, é só criar o hábito de usá-lo. Quer saber mais sobre essa excelente ferramenta de Inteligência Artificial? Vamos mostrar várias coisas que o Google Assistente faz. E o melhor, tudo é feito apenas pela sua voz!

Existem três formas de usar o Google Assistente. Em primeiro lugar, você pode simplesmente dizer “OK Google”, que o aplicativo vai abrir em qualquer celular Android com versão 5.0 ou superior.

Em segundo lugar, você pode pressionar o botão “Home” (no centro da parte inferior da tela) por dois segundos. Ou ainda instalar um atalho, que cria um ícone na tela. Então, é só pressionar o ícone que o Google Assistente abre. Aliás, você pode instalar esse ícone no Google Play.

Google Assistente para iOS

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

O Google Assistente pode ser utilizado também em iPhones e iPads.

Ainda assim, um detalhe: embora seja ferramenta do Google, o Assistente também está disponível para usuários de iPhones e iPads. É o seu caso? Quer eventualmente experimentar? Baixe o aplicativo na App Store.

Então, quer ver algumas das muitas coisas que o Google Assistente pode fazer? Como a finalidade de ajudá-lo na escolha, destacamos 11 funcionalidades. Portanto, não deixe conferir todas. Tudo é muito interessante!

Descubra aqui qual a relação da Aura, assistente virtual da Vivo, e uma casa inteligente.

11. Tocar a sua música

Deu vontade de ouvir aquela música? Peça e será atendido. “Ouvir Macarena no YouTube” e a música começa. Mas, não é só isso. Você pode, entretanto, pedir para ouvir um determinado artista e em outros aplicativos, como o Google Play Music ou o Spotify.

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

Por enquanto, só não funciona com o Deezer. Entretanto, se você não mencionar o nome do aplicativo também funciona. Diga “Toque qualquer música de Lady Gaga” e o Google Assistente começará a executar uma seleção para você em um aplicativo que você tenha instalado.

10. Enviar mensagem de texto

Também é possível enviar mensagens de texto usando apenas a voz com o Google Assistente. Em síntese, é só dizer “Envie mensagem para Nome do seu contato”. O assistente vai perguntar qual aplicativo você quer usar (SMS, WhatsApp, Telegram). Selecione e depois fale o texto da mensagem. Feito.

9. Agendar mais agilmente

Marcar compromissos na agenda do Google dá um trabalhinho, não é mesmo? Mas fica mais fácil com o Assistente. É só dizer “Marque uma reunião com Nome do seu contato na terça-feira às 16 horas”. O Assistente pede um título para o evento e a reunião está marcada.

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

Agendar seus compromissos ficará mais fácil!

Da mesma forma, você pode criar qualquer evento. Quer lembrar do pagamento de uma conta? É só dizer “Crie um evento para o dia 11 de dezembro às 10 horas”. O Assistente vai pedir um título, informe “Pagar conta de energia elétrica” e o evento está agendado. Tudo muito prático!

8. Fazer contas e mais contas

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

Aposente a calculadora, o Google Assistente faz qualquer conta para você. É só dizer 13.117 x 3,8 e lá vem a resposta: 49.844,6. Parece mágica. O Assistente faz qualquer conta, de divisão a fatorial, com ou sem casas decimais. É só falar. Raiz quadrada de 13.769? Ele pensa um pouco e responde: 117,341382. Calculadora pra quê?

7. Lembrar de tudo

Você também pode guardar qualquer tipo de lembrete.  É só dizer, por exemplo, “Lembrar de ir à feira no dia 22”. Ou “Lembrar de comprar presente para minha prima no dia 18”. O Google Assistente pede confirmação e pronto, sua vida vai ficar mais organizada e não precisar mais perder nenhum evento por falta de memória.

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

“Oi, como posso ajudar?” é a saudação tradicional do Google Assistente.

6. Traduzir palavras e frases

PUBLICIDADE

Esta é certamente uma das funcionalidades mais interessantes. O Assistente incorpora o Google Tradutor e traduz o que você quiser. Tanto do português para outra língua quanto de outra língua para o português.

Basta dizer “Traduza melancia para o inglês” e aparecerá a palavra “watermelon”, ao mesmo tempo em que a voz do Assistente pronuncia a palavra corretamente. Contudo, no outro caminho, basta dizer “Traduza watermelon” e ele escreverá “melancia” e pronunciará a palavra em português. Demais, concorda?

5. Fazer chamadas telefônicas

Se você estiver com as mãos ocupadas e precisar fazer uma chamada telefônica. Nada mais fácil: basta dizer ao Google Assistente “Ligue para Nome do seu contato”, que a chamada será feita. Entretanto, um detalhe: o nome precisa estar em sua lista de contatos. Se o nome não for de seus contatos, ainda é possível fazer a ligação, no caso de você saber o número. Diga “ligue para” e siga com o número, com DDD e algarismo por algarismo.

4. Últimas notícias

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

Quer saber o que está acontecendo? É só pedir ao Google Assistente. Você pode pedir genericamente “Quero as últimas notícias”. Ou ser específico no que deseja e pedir as últimas notícias sobre futebol. Assim como sobre sua cidade ou sobre uma pessoa específica. Ou ainda sobre um evento. É só escolher o tema e pedir as notícias que elas surgem na tela. E você ainda pode pedir fotos. É só pedir “Quero fotos de…”. Qualquer local, pessoa, flor, animal. Dá até para pedir fotos suas.

3. Navegar rapidamente no trânsito

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

Além disso, o Google Assistente abre o Google Maps e inicia navegação para qualquer lugar que você desejar. E é muito simples. Afinal, para ir a algum lugar, é só dizer, por exemplo: “Quero ir à avenida Paulista, número 574, São Paulo”. Imediatamente o mapa é aberto e se inicia a navegação. Que simplicidade, não é mesmo?

2. Ser um aliado contra o tédio

Em caso de tédio, interagir com o Google Assistente certamente pode ser uma boa saída. Dizendo “estou entediado” ou “vamos jogar”, o assistente oferecerá alguns jogos para passar o tempo.

Além disso, ele conta piadas bem legais. É só pedir. Veja esta: “Qual o vinho que não tem álcool? Ovinho de codorna”. Aliás, bom humor é uma das marcas do Assistente. Se você eventualmente pedir o nome do pai ou da mãe do Assistente vai receber informações interessantes.

Ele diz que o pai seria a família Google, 60 mil pessoas. E sua mãe? “Os engenheiros são praticamente minha família. Família é tudo de bom!” Você pode brincar pedindo o Assistente em casamento ou inventando quaisquer perguntas engraçadas. Ele vai responder!

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

O Google Assistente explica quem é a família dele.

1. Tirar todas as suas dúvidas

O Google Assistente foi criado com a finalidade de tirar as suas dúvidas. Certamente esse é seu objetivo e missão principal. Não só para tirar dúvidas como também para ajudar a adquirir mais conhecimento, é só fazer perguntas. Ele vai usar toda a enorme base do Google para achar as melhores respostas.

Em suma, você pode perguntar qualquer coisa. Você indaga quantas variedades de laranjas existem e recebe uma pequena lição sobre essas frutas. Então, pede a receita do prato que quer fazer e tudo volta em texto e na sempre agradável voz do Google Assistente. Aliás, uma brincadeirinha: pergunte quantas vozes ele tem. A resposta é “Só tenho esta. Por enquanto”.

Veja tudo o que o Google Assistente pode fazer.

Google Assistente foi criado para acabar com suas dúvidas.

Contudo, é sempre bom lembrar que o Google Assistente é uma Inteligência Artificial em pleno processo de aprendizagem. A cada dia fica mais inteligente, e quanto mais você interagir com ele melhor ele ficará.

Você pode, então, aprender generalidades ou coisas bem interessantes. Para isso, é só dizer “Conte uma curiosidade” ou “Conte um fato interessante”. E depois pedir mais uma. Portanto, isso pode render horas de diversão e aprendizagem.

Assim como o Google Assistente, a Internet das Coisas (IoT) também opera com Inteligência Artificial. Saiba mais lendo este artigo: Internet das coisas: automatize sua casa com pouco dinheiro. E siga conosco sobre mais conteúdo sobre Inteligência Artificial.

 

 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .