Abrir menu mobile
Céu nublado com chuva moderada

Rolim de Moura - RO

Max: 27 - Min: 22

Céu nublado com chuva moderada

Date e hora atual

29 de Março de 2024 - 00:00:00

Busque as notícias digitando abaixo

Banner Highlight

PUBLICIDADE

GOV 74566 - MARÇO - PROGRAMA VENCER - INTERNA GOV 74897 - DENGUE - MARÇO - INTERNA ALE 16545 / MARÇO / FORTES / INTERNA
tecnologia

Como se alimentam buracos negros? Astrônomos podem ter resposta

Fonte: Jornal do Brasil
22/10/2018 11h 00min

Notícia

Como se alimentam buracos negros? Astrônomos podem ter resposta

O Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA, na sigla inglesa) observou que campos magnéticos "capturam" o pó acumulado no centro da galáxia ativa Cygnus A e o entregam ao buraco negro situado no centro, comunicou a revista The Astrophysical Journal Letters.

A descoberta derramou luz aos mecanismos que determinam a atividade de buracos negros e explica por que alguns deles são ativos e devoram tudo ao redor, enquanto outros parecem estar "dormindo" sem indícios de atividade.

Se antes astrônomos não eram capazes de dar uma resposta quanto ao assunto ou esclarecer a formação e permanência de nuvens de pó que rodeiam núcleo de galáxias, os campos magnéticos poderiam ser resposta para mistério.

Os novos dados do SOFIA, publicados na revista The Astrophysical Journal Letters, indicam que os campos magnéticos possam ser responsáveis por manterem pó suficientemente perto para que o buraco negro possa "saciar a fome".

PUBLICIDADE

Daí a diferença entre galáxias ativas, como Cygnus A, e mais passivas, como a Via Láctea, poderia ser a presença ou ausência de um campo magnético poderoso ao redor do buraco negro.

O fenômeno foi examinado através da câmera de alta precisão HAWC+, que capturou comprimento de onda em infravermelho. Como campos magnéticos são difíceis de serem observados no espaço, astrônomos utilizam a luz polarizada para analisá-los.

 

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp

PUBLICIDADE

Ícone da categoria Tecnologia

Outras Notícias - Tecnologia

As principais notícias da categoria Tecnologia

O nosso portal utiliza “cookies” e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, personalizar publicidade.

Ao utilizar os nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte a nossa Política de Privacidade .