ROLIM NETCERÂMICA UNIAO8º Leilão Direito de Viver

TECNOLOGIA

Celulares piratas começam a ser bloqueados nesta quarta

Postada em 08/05/2018 12:25hrs
Fonte: Da Assessoria para o Rolnews

Celulares piratas começam a ser bloqueados nesta quarta

Começa nesta quarta-feira (9) o bloqueio de celulares piratas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A medida passa a valer, primeiro, nos Estados de Goiás e Distrito Federal, onde os aparelhos irregulares serão impedidos de funcionarem nas redes das operadoras, permanecendo completamente desativados de agora em diante.

Entretanto, a medida se aplica apenas aos dispositivos piratas registrados de 22 de fevereiro de 2018 em diante. Celulares registrados nas redes das operadoras antes dessa data continuarão funcionando normalmente, enquanto aqueles que ingressaram na infraestrutura depois disso receberão SMSs alertando sobre seu caráter irregular e informando sobre a desativação em todas as operadoras do País, que acontece em 75 dias.

Essa é a primeira etapa de aplicação do sistema da Anatel, que, até o ano que vem, estará disponível em todo o território brasileiro. A agência já divulgou o cronograma de aplicação da nova mecânica em outros Estados:

  • São Paulo, Acre, Rondônia, Tocantins e regiões Sul e Centro-Oeste:notificações a partir de 23 de setembro de 2018, com bloqueios iniciados em 8 de dezembro de 2018;
  • Regiões Nordeste, Norte e Sudeste: notificações a partir de 7 de janeiro de 2019, com bloqueios iniciados em 24 de março de 2019.

É importante deixar claro, entretanto, que os impedimentos se aplicam somente aos aparelhos falsificados, conhecidos como "xing-ling", e não dispositivos importados, de marcas chinesas como Xiaomi, Oppo e outras. Tais smartphones, apesar de não disponíveis oficialmente no Brasil, são fabricados de maneira legítima e têm seus IMEIs registrados junto à GSMA, organização global das fabricantes mobile, cujo banco de dados será reconhecido pela Anatel.

 

SAFIRA - NOTICIA RODAPESAFIRA - NOTICIA RODAPEGAZIN